Fala aí, galera! Tô aqui no finalzinho da minha hora de almoço e vou responder rapidinho as perguntas que tenho recebido sobre o processo que eu tenho usado para concept.

Então, aqui eu tenho trabalhado com um processo bem diferente do que eu costumava usar para ilustração lá na CD Projekt, porque lá eu usava uma base 3D muito sólida. Porque como as coisas aconteciam lá? A gente fazia a ilustração, fazia o sketch, mandava um WIP, e tinha revisão com o time todo.

Durante essa revisão, cada um ia opinando e o pessoal falava “olha eu acho que essa sombra devia ser mais pra cá”, “essa sombra devia ser mais pra lá”, e o que eu reparei é que essa discussão acaba comendo uma grande parte do deadline que eu tinha para finalizar a ilustração. Não só a minha como a de todo mundo.

Eu decidi cortar essa parte. Montar a cena toda em 3D, muitas vezes até a vegetação eu fazia em 3D, usava lá o Fibermesh ou usava também o Paint Effects do Maya para cortar essa etapa. E assim eu fechava essa questão, falava “a iluminação é essa, está fisicamente correta e não tem o que se discutir em relação a isso”.

Daí pra frente o que eu fazia eram certas distorções acentuando ou desvalorizando algumas partes por razões compositivas.

E com relação ao prazo, qual era o meu prazo lá na CD Projekt: eu tinha sete dias para fechar uma ilustração. Sete dias é uma semana, cinco dias da semana e mais dois da outra semana. E volta e meia, quando a gente precisava de mais tempo, eles tinham certa flexibilidade e nos davam alguns dias a mais para finalizar se fosse preciso.

Aqui eu praticamente não estou usando 3D, to fazendo só com o Photobashing e pintura para ser o mais rápido possível por uma questão pessoal. Eu quero acelerar o meu trabalho, quero fazer, finalizar mais rápido.



Então eu estou finalizando alguns concepts por dia e eu estou gostando, to me sentindo produtivo, e eu estou puxando a velocidade com que eu trabalho por conta própria, ninguém pediu isso aqui. Pelo contrário, me deixaram muito confortável.

Eu até tenho usado de vez em quando mas o 3D do photoshop, quando preciso de algum equipamento que está com um ângulo muito estranho, que não dá só para desenhar.

Um grande abraço, e a gente se vê no próximo post!




#pinturadigital #conceptart #ilustração #cursodepinturadigital #cursodeconceptart #cursodeilustracao #blackfoxstudio #blackfoxworkshop


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Ilustração/Concept Art: Diferença dos meus processos: CD Projekt RED X Massive Entertainment - UBISOFT

Fala aí, galera! Tô aqui no finalzinho da minha hora de almoço e vou responder rapidinho as perguntas que tenho recebido sobre o processo que eu tenho usado para concept.

Então, aqui eu tenho trabalhado com um processo bem diferente do que eu costumava usar para ilustração lá na CD Projekt, porque lá eu usava uma base 3D muito sólida. Porque como as coisas aconteciam lá? A gente fazia a ilustração, fazia o sketch, mandava um WIP, e tinha revisão com o time todo.

Durante essa revisão, cada um ia opinando e o pessoal falava “olha eu acho que essa sombra devia ser mais pra cá”, “essa sombra devia ser mais pra lá”, e o que eu reparei é que essa discussão acaba comendo uma grande parte do deadline que eu tinha para finalizar a ilustração. Não só a minha como a de todo mundo.

Eu decidi cortar essa parte. Montar a cena toda em 3D, muitas vezes até a vegetação eu fazia em 3D, usava lá o Fibermesh ou usava também o Paint Effects do Maya para cortar essa etapa. E assim eu fechava essa questão, falava “a iluminação é essa, está fisicamente correta e não tem o que se discutir em relação a isso”.

Daí pra frente o que eu fazia eram certas distorções acentuando ou desvalorizando algumas partes por razões compositivas.

E com relação ao prazo, qual era o meu prazo lá na CD Projekt: eu tinha sete dias para fechar uma ilustração. Sete dias é uma semana, cinco dias da semana e mais dois da outra semana. E volta e meia, quando a gente precisava de mais tempo, eles tinham certa flexibilidade e nos davam alguns dias a mais para finalizar se fosse preciso.

Aqui eu praticamente não estou usando 3D, to fazendo só com o Photobashing e pintura para ser o mais rápido possível por uma questão pessoal. Eu quero acelerar o meu trabalho, quero fazer, finalizar mais rápido.



Então eu estou finalizando alguns concepts por dia e eu estou gostando, to me sentindo produtivo, e eu estou puxando a velocidade com que eu trabalho por conta própria, ninguém pediu isso aqui. Pelo contrário, me deixaram muito confortável.

Eu até tenho usado de vez em quando mas o 3D do photoshop, quando preciso de algum equipamento que está com um ângulo muito estranho, que não dá só para desenhar.

Um grande abraço, e a gente se vê no próximo post!




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