Fala aí, pessoal! Tudo bem? Aqui é o Diego do Black Fox, sou ilustrador e ajuda profissionais e estudantes a obterem resultado de anos de estudo em poucos meses sem que eles percam tempo com exercícios errados.

No post de hoje eu vou passar uma sacada que eu tive com o meu filho, conversando com ele. Ele estava brincando com um amiguinho, - na cidade onde estávamos tinha um parque temático de dinossauros – e ele pegou os bonequinhos de dinossauros e misturado com eles tinha um morcego, ele olhou o morcego e perguntou “Pai, por quê que esse morcego aqui tem um monte de dentinho? Tem mãos, tem pezinhos...” Porque na nossa casa lá no Brasil a gente tinha uma mangueira enorme que vivia cheia de morcego. Ele já tinha visto vários morcegos, só que é aquilo – e os morcegos voando né, é diferente de ver aquele boneco paradinho ali


E é o seguinte: a ideia didática que veio disso foi que ele não reconheceu, o morcego não tinha aquelas mãos com os dedinhos e os pezinhos porque a experiência visual que ele teve com o morcego foi aquele vulto rápido, e esse é um excelente exemplo para mostrar o que acontece quando a gente desenha ou pinta com conceito intelectual em vez de usar a informação visual.

Então, se fosse nesse caso, na hora de pintar, se não fosse um caso de ilustração anatômica, uma ilustração voltada para esse caráter didático de mostrar os elementos e tal, se fosse uma cena mesmo, daí a pessoa vai pintar o morcego, a experiência visual.
Mas o que conta é o seguinte, a gente deve pintar a nossa experiência visual. A experiência visual para ele do morcego foi aquele vulto, aquele shape específico sem esses detalhes. Por isso que é importante fazer exercício de síntese, de simplificação para ter essa capacidade de pintar aquilo que o olho vê e não o que a mente sabe.


É por essa razão que muitos desenhos de modelo vivo, por exemplo, ficam parecendo desenhos de criança porque o cara que desenha o modelo fica lá longe e na hora de fazer a cabeça (no modelo de corpo inteiro) ele faz o olho cílio por cílio, no pé faz cada dedinho, cada unha em cada dedo, porque essa é uma informação intelectual que ele tem, não é uma informação visual, e é isso que dará o desenho esse aspecto de desenho de criança.

Então foi uma ideia rápida que veio enquanto eu brincava com ele de dinossauro lá e ele achou esse boneco de morcego enfiado lá perto dos bonecos de dinossauros.


Espero que te ajude a entender a importância de fazer exercício de síntese e fazer também essa dissociação entre informação visual e o conceito que você tem acerca do objeto que você está pintando.


#pinturadigital #conceptart #ilustração #cursodepinturadigital #cursodeconceptart #cursodeilustracao #blackfoxstudio #blackfoxworkshop

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Experiência Visual


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E é o seguinte: a ideia didática que veio disso foi que ele não reconheceu, o morcego não tinha aquelas mãos com os dedinhos e os pezinhos porque a experiência visual que ele teve com o morcego foi aquele vulto rápido, e esse é um excelente exemplo para mostrar o que acontece quando a gente desenha ou pinta com conceito intelectual em vez de usar a informação visual.

Então, se fosse nesse caso, na hora de pintar, se não fosse um caso de ilustração anatômica, uma ilustração voltada para esse caráter didático de mostrar os elementos e tal, se fosse uma cena mesmo, daí a pessoa vai pintar o morcego, a experiência visual.
Mas o que conta é o seguinte, a gente deve pintar a nossa experiência visual. A experiência visual para ele do morcego foi aquele vulto, aquele shape específico sem esses detalhes. Por isso que é importante fazer exercício de síntese, de simplificação para ter essa capacidade de pintar aquilo que o olho vê e não o que a mente sabe.


É por essa razão que muitos desenhos de modelo vivo, por exemplo, ficam parecendo desenhos de criança porque o cara que desenha o modelo fica lá longe e na hora de fazer a cabeça (no modelo de corpo inteiro) ele faz o olho cílio por cílio, no pé faz cada dedinho, cada unha em cada dedo, porque essa é uma informação intelectual que ele tem, não é uma informação visual, e é isso que dará o desenho esse aspecto de desenho de criança.

Então foi uma ideia rápida que veio enquanto eu brincava com ele de dinossauro lá e ele achou esse boneco de morcego enfiado lá perto dos bonecos de dinossauros.


Espero que te ajude a entender a importância de fazer exercício de síntese e fazer também essa dissociação entre informação visual e o conceito que você tem acerca do objeto que você está pintando.


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