Bom, hoje eu vou falar sobre dois pontos importantes na pintura.

O primeiro deles é: comece do geral para as partes.


“Mas, Mariana, como assim começar da geral para as partes?”.

É importante que você tenha uma visão do todo, é importante que você entenda que o desenho é uma coisa só. As relações que existem são todas interdependentes; não pense em objeto, pense em formas. Eu não devo começar, por exemplo, pela cabeça pelo pé, mas sim pelo que é visualmente importante.


“Mas e o que é visualmente importante no desenho?”.

As grandes áreas, as grandes massas e as linhas que criam maior contraste. É importante que você venha trazendo o desenho todo de uma vez. Imagine como se fosse um espelho embaçado que vai desembaçando aos poucos, e que, se você precisar parar o seu desenho qualquer ponto, o trabalho esteja harmônico.

Imagine, por exemplo, que você não tem uma cabeça pronta, um torço ainda por fazer, e as pernas intocadas. O segundo ponto é adaptação para representação.

“E o que é isso?”

Eu vou dar um exemplo que vemos muito em aula de modelo vivo: o modelo está pousando a uma certa distância aos 5, 10 metros, e o aluno vai desenhar o pé do modelo. Tem aquela luz de foco em cima do modelo, aquele claro-escuro super dramático, e ele vai desenhar o pé.



Bom, ele sabe que o pai tem 5 dedos e o que ele faz? Desenha dedo por dedo, unha por unha, e fica aquele desenho com cara de aquele... aquele desenho com aspecto infantil. É quando o desenhista iniciante vai fazer um retrato, e ele coloca cílio por cílio, e coloca tudo que ele sabe que está dentro do olho mesmo que ele não enxergue por causa da distância, por causa da iluminação.


Falta esse estudante o poder de síntese: a capacidade de escolher o que vai ser deixado de lado e o que vai ser valorizado e acentuado. Então a última coisa que o pintor paciente pensa quando está fazendo um retrato é em desenhar o olho. Ele vai pensar assim, nos elementos que compõem o desenho, nos elementos mínimos da gramática formal, cor, linha, tom.

Esses elementos se articulam de certa forma, eles se relacionam de determinada maneira, e essa relação que cria a representação.

Então se você gostou do post não esquece deixar um comentário, e se acha que esse conteúdo pode interessar algum amigo sinta-se à vontade para compartilhar!


 #pinturadigital #conceptart #ilustração #cursodepinturadigital #cursodeconceptart #cursodeilustracao #blackfoxstudio #blackfoxworkshop


Link para nosso site:



Nosso portfolio:



Nosso Artstation:



Grupo de estudos: RAPOSAS NEGRAS:



FACEBOOK:



Contato:

contactblackfox@gmail.com


Instagram:










Como Desenhar - Pintura Digital: 2 pontos Importantes


Bom, hoje eu vou falar sobre dois pontos importantes na pintura.

O primeiro deles é: comece do geral para as partes.


“Mas, Mariana, como assim começar da geral para as partes?”.

É importante que você tenha uma visão do todo, é importante que você entenda que o desenho é uma coisa só. As relações que existem são todas interdependentes; não pense em objeto, pense em formas. Eu não devo começar, por exemplo, pela cabeça pelo pé, mas sim pelo que é visualmente importante.


“Mas e o que é visualmente importante no desenho?”.

As grandes áreas, as grandes massas e as linhas que criam maior contraste. É importante que você venha trazendo o desenho todo de uma vez. Imagine como se fosse um espelho embaçado que vai desembaçando aos poucos, e que, se você precisar parar o seu desenho qualquer ponto, o trabalho esteja harmônico.

Imagine, por exemplo, que você não tem uma cabeça pronta, um torço ainda por fazer, e as pernas intocadas. O segundo ponto é adaptação para representação.

“E o que é isso?”

Eu vou dar um exemplo que vemos muito em aula de modelo vivo: o modelo está pousando a uma certa distância aos 5, 10 metros, e o aluno vai desenhar o pé do modelo. Tem aquela luz de foco em cima do modelo, aquele claro-escuro super dramático, e ele vai desenhar o pé.



Bom, ele sabe que o pai tem 5 dedos e o que ele faz? Desenha dedo por dedo, unha por unha, e fica aquele desenho com cara de aquele... aquele desenho com aspecto infantil. É quando o desenhista iniciante vai fazer um retrato, e ele coloca cílio por cílio, e coloca tudo que ele sabe que está dentro do olho mesmo que ele não enxergue por causa da distância, por causa da iluminação.


Falta esse estudante o poder de síntese: a capacidade de escolher o que vai ser deixado de lado e o que vai ser valorizado e acentuado. Então a última coisa que o pintor paciente pensa quando está fazendo um retrato é em desenhar o olho. Ele vai pensar assim, nos elementos que compõem o desenho, nos elementos mínimos da gramática formal, cor, linha, tom.

Esses elementos se articulam de certa forma, eles se relacionam de determinada maneira, e essa relação que cria a representação.

Então se você gostou do post não esquece deixar um comentário, e se acha que esse conteúdo pode interessar algum amigo sinta-se à vontade para compartilhar!


 #pinturadigital #conceptart #ilustração #cursodepinturadigital #cursodeconceptart #cursodeilustracao #blackfoxstudio #blackfoxworkshop


Link para nosso site:



Nosso portfolio:



Nosso Artstation:



Grupo de estudos: RAPOSAS NEGRAS:



FACEBOOK:



Contato:

contactblackfox@gmail.com


Instagram:










Nenhum comentário:

Postar um comentário