Por mais que você use 3D, vamos lá. Você pintou a cena lá, a iluminação... Agora, o que vai fazer você escolher aquele ângulo específico, o que vai fazer você criar aquela projeção de sombra muitas das vezes eu não tenho uma sombra projetada que traga uma dinâmica específica que estou buscando para o trabalho, então crio elementos que estão fora da cena só para que eles projetem uma sombra que eu ache interessante ali que vai ajudar a compor o trabalho. Então é uma sombra que não é muito lógica, né.

Às vezes tem uma esfera voando na cena ou um cubo voando lá trás que não aparece no filme que estou trabalhando, mas ele está ali unicamente para criar aquela projeção de sombra que vai tornar minha composição mais dinâmica.

Então não tenha medo de alterar a iluminação. Às vezes eu estou trabalhando com luz e zbrush, gerando render e luz e zbrush, e eu gero primeiro o render que dê uma sombra legal no corpo, mas na cabeça não ficou tão boa.



Óbvio, depende de cada projeto que vai exigir uma iluminação mais física, mas tirando essas exceções que normalmente são fáceis, se não ficou tão boa a iluminação na cabeça, eu modifico a luz, gero um outro render e misturo os dois sem grilo, sem preocupação. Lembre sempre que o nosso trabalho obedece sempre uma lógica compositiva e tem como principal função ser uma ilustração bonita.


Então tenha essa liberdade de entender o que você faz é construir uma outra realidade, e não um trabalho que está completamente preso a uma realidade que a gente vive.

#pinturadigital #conceptart #ilustração #cursodepinturadigital #cursodeconceptart #cursodeilustracao #blackfoxstudio #blackfoxworkshop

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3D e Pintura Digital

Por mais que você use 3D, vamos lá. Você pintou a cena lá, a iluminação... Agora, o que vai fazer você escolher aquele ângulo específico, o que vai fazer você criar aquela projeção de sombra muitas das vezes eu não tenho uma sombra projetada que traga uma dinâmica específica que estou buscando para o trabalho, então crio elementos que estão fora da cena só para que eles projetem uma sombra que eu ache interessante ali que vai ajudar a compor o trabalho. Então é uma sombra que não é muito lógica, né.

Às vezes tem uma esfera voando na cena ou um cubo voando lá trás que não aparece no filme que estou trabalhando, mas ele está ali unicamente para criar aquela projeção de sombra que vai tornar minha composição mais dinâmica.

Então não tenha medo de alterar a iluminação. Às vezes eu estou trabalhando com luz e zbrush, gerando render e luz e zbrush, e eu gero primeiro o render que dê uma sombra legal no corpo, mas na cabeça não ficou tão boa.



Óbvio, depende de cada projeto que vai exigir uma iluminação mais física, mas tirando essas exceções que normalmente são fáceis, se não ficou tão boa a iluminação na cabeça, eu modifico a luz, gero um outro render e misturo os dois sem grilo, sem preocupação. Lembre sempre que o nosso trabalho obedece sempre uma lógica compositiva e tem como principal função ser uma ilustração bonita.


Então tenha essa liberdade de entender o que você faz é construir uma outra realidade, e não um trabalho que está completamente preso a uma realidade que a gente vive.

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