Por mais que você use 3D, vamos
lá. Você pintou a cena lá, a iluminação... Agora, o que vai fazer você escolher
aquele ângulo específico, o que vai fazer você criar aquela projeção de sombra
muitas das vezes eu não tenho uma sombra projetada que traga uma dinâmica específica
que estou buscando para o trabalho, então crio elementos que estão fora da cena
só para que eles projetem uma sombra que eu ache interessante ali que vai
ajudar a compor o trabalho. Então é uma sombra que não é muito lógica, né.
Às vezes
tem uma esfera voando na cena ou um cubo voando lá trás que não aparece no
filme que estou trabalhando, mas ele está ali unicamente para criar aquela projeção
de sombra que vai tornar minha composição mais dinâmica.
Então não tenha medo de alterar a
iluminação. Às vezes eu estou trabalhando com luz e zbrush, gerando render e
luz e zbrush, e eu gero primeiro o render que dê uma sombra legal no corpo, mas
na cabeça não ficou tão boa.
Óbvio, depende
de cada projeto que vai exigir uma iluminação mais física, mas tirando essas
exceções que normalmente são fáceis, se não ficou tão boa a iluminação na cabeça, eu
modifico a luz, gero um outro render e misturo os dois sem grilo, sem
preocupação. Lembre sempre que o nosso trabalho obedece sempre uma lógica
compositiva e tem como principal função ser uma ilustração bonita.
Então tenha essa liberdade de
entender o que você faz é construir uma outra realidade, e não um trabalho que
está completamente preso a uma realidade que a gente vive.
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